Segunda a Sexta 8h00 às 18h00

Acesse nossa Central de Atendimento

O que é Audiometria?

Preocupar-se com a saúde auditiva é muito importante para prevenir, diagnosticar com antecedência e tratar possíveis problemas no sistema de audição. Quando uma pessoa reclama de dor ou agenda uma consulta de rotina com um fonoaudiólogo ou um médico, possivelmente os profissionais solicitarão uma audiometria.

A partir disso, é comum que surja dúvida sobre o que é esse procedimento. Se esse também é o seu caso, este artigo vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. A seguir mostraremos o que é a audiometria, como ela funciona, quando é necessário realizar e muito mais. Acompanhe.

O que é a audiometria?

audiometria é um exame que tem como finalidade principal avaliar a saúde auditiva. Por meio dele é possível mensurar a capacidade de identificar sons que o paciente tem. De acordo com a avaliação obtida, o resultado apontará se a pessoa apresenta qualquer grau de perda de audição.

É importante ressaltar que, embora possa ser solicitado por qualquer médico, o exame deve ser feito necessariamente por profissionais capacitados para tal. Sendo assim, é necessário buscar um otorrino ou fonoaudiólogo para fazer a audiometria.

Outra informação importante sobre a audiometria é que existem dois tipos: a tonal e a vocal. A audiometria tonal avalia a percepção auditiva de diferentes tipos de sons. Já a vocal tem como objetivo avaliar o quanto a pessoa consegue ouvir quando a voz humana é falada.

Como o exame funciona?

Quando uma audiometria é solicitada, em geral as pessoas ficam em dúvida de como o exame é realizado. Um dos principais receios costuma ser em relação à possibilidade de o procedimento causar dor. Se você também tem esse medo, fique tranquilo! Apesar de o canal auditivo ser uma região sensível, a audiometria é totalmente indolor.

No exame de audiometria tonal, a pessoa entra em uma cabine isolada, silenciosa e livre de sons ambientes. O responsável oferece a ela um fone de ouvido que deve estar conectado ao audiômetro. O exame em si consiste em o paciente identificar os sons emitidos em frequências variadas.

Já o exame de audiometria vocal é um pouco mais simples. Nele, o responsável pronuncia uma sequência de palavras e o paciente deve repetir cada uma delas. O principal objetivo é avaliar a capacidade de a pessoa distinguir os sons que devem ter altura e intensidade variada.

Quando é necessário realizar a audiometria?

A audiometria é um exame que deve ser feito sempre que houver suspeita de perda de audição, independente da intensidade. Além disso, ela também é indicada em alguns casos específicos como:

  • Acidentes que envolvam a cabeça e o canal auditivo;
  • Suspeita de tímpano rompido;
  • Infecção no canal auditivo;
  • Exposição frequente a ruídos altos.

Além dessas situações, o exame de audiometria deve ser realizado de forma preventiva para evitar a perda de audição. O indicado é que ele faça parte da lista de procedimentos presentes no check up anual das pessoas. Essa ação permite um diagnóstico precoce de qualquer problema, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

Ter uma audição de qualidade é um fator muito importante para que se tenha uma vida mais feliz. Para que isso aconteça é essencial cuidar da saúde auditiva. O exame de audiometria deve ser feito anualmente, ou sempre que indicado pelo médico. Ele pode ajudar a prevenir inúmeros problemas que, sem tratamento, poderiam causar a perda auditiva.

E você, já fez o seu checkup anual? Não se esqueça de adicionar a audiometria na lista dos exames que você precisa repetir todos os anos. Previna problemas auditivos e aumente a sua qualidade de vida.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp